BRASIL CERTIFICADO

BRASIL CERTIFICADO, é um selo que atesta a Agricultura de Qualidade Certificada. O Brasil Certificado é um sistema de produção de alimentos de alta qualidade que visa uma agricultura sustentável, através da utilização de recursos naturais e práticas validadas e recomendadas pela pesquisa agrícola. No Brasil Certificado quando são utilizados defensivos agrícolas, isto é feito com rígido controle e apenas quando extremamente necessário. A recomendação técnica é uma exigência para o uso de defensivos agrícolas e com absoluto respeito aos prazos de carência destes defensivos, o que resulta na quase total ausência de resíduos de agrotóxicos quando da realização das análises obrigatórias do sistema de certificação.

Produção Integrada, o nome pela qual este sistema é conhecido na Europa e Estados Unidos, não visa apenas a qualidade de produto, ele busca também, através de métodos técnicos, biológicos e químicos, cuidadosamente balanceados, a preservação do meio ambiente, o atendimento de requisitos sociais do trabalhador rural e a rentabilidade do produtor.

Este sistema envolve todas as atividades realizadas desde a produção até a chegada do produto aos pontos de venda para o consumidor final, sempre mantendo a sua rastreabilidade

Em resumo, os aspectos principais do sistema BRASIL CERTIFICADO, são:

  • Qualidade do produto – que cobre a qualidade externa e interna do produto no ponto de venda, incluindo a segurança alimentar.
  • Qualidade da produção – que cobre a preocupação com o meio ambiente e bem estar animal.
  • Qualidade social – que cobre o atendimento dos direitos básicos, saúde e bem estar dos trabalhadores, respeitando a legislação trabalhista.
  • Qualidade ética – que cobre a atitude ética do produtor, em especial com o bem estar animal.

Em anexo a Instrução Normativa 42/2016 do MAPA com as nove novas culturas com publicação no Diário Oficial

ANEXO IN 42 – PIBRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>